22 de junho de 2010

Ambev deve retirar do ar comercial ofensivo aos agentinos

        O Ministério Público Federal (MPF/MG) dá um exemplo de que a lei vale para todos. Um argentino residente em Minas Gerais entrou com uma representação contra o comercial da cerveja Skol, no qual aparecia uma latinha falante xingando de "maricón" um homem com a camiseta da Argentina.

        De acordo com a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) o comercial tem caráter duplamente discriminatório. Primeiro em razão da nacionalidade e segundo porque o termo é utilizado para designar homem efeminado tendo signigficado homofóbico. A Constituição Federal veda qualquer tratamento discriminatório entre brasileiros e estrangeiros residentes no País. O MPF/MG recomendou à Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) a retirada imediata do comercial do ar.

          Esperamos que os argentinos tomem essa decisão como exemplo e pensem duas vezes antes de chamar brasileiros de "macaquitos", expressão racista utilizada para designar afro-brasileiros. Como aconteceu recentemente com o atacante Valter do Internacional em uma partida de futebol disputada em Quilmes, Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário